Dicas para melhor performance em competições

Dicas para melhor performance em competições

Você ama nadar, se sente bem enquanto está concentrado nadando e sente como se pertencesse a aquele universo? Já pensou em começar a competir?

Separamos algumas dicas para quem quer entrar em competições e desenvolver uma performance melhor!

 

Alimentação

 

Antes de nadar consuma apenas alimentos de fácil digestão que não causem desconforto gástrico. Não é porque o treino é na água que você não deve consumir o precioso líquido. Uma desidratação de apenas 2% já é capaz de prejudicar seu rendimento. Coma bem e saudavelmente, pelo menos 2 horas antes do treino.

 

Alongamentos

 

Os alongamentos ajudam a evitar lesões, reduzir a tensão dos músculos, relaxar e até aumentar o comprimento muscular. Lembre-se sempre de alongar-se antes de começar a nadar.

 

Saída

 

Assim como a saída dos atletas nas corridas, a saída na natação geralmente é feita levando uma perna a frente (alguns deixam os dedos do pé um pouco para fora da plataforma), flexionando os joelhos e juntando as mãos em frente a cabeça. Lembre-se de furar a água e aproveitar o impulso inicial.

 

Durante o nado

 

Levantar somente a cabeça afeta a posição do corpo e te obriga a usar os braços para compensar o peso e atrapalha o nado eficaz. Procure respirar girando o tronco em sincronia com a braçada, alguns professores dizem que você precisa pensar que está tentando “respirar com o umbigo”, assim conseguirá se virar da maneira correta sem torcer o pescoço e prejudicar o nado.

 

Postura

 

Seu nariz deve estar sempre apontado para o fundo da piscina e você pode imaginar-se em um eixo horizontal, assim você evitará olhar para frente e conseguirá fazer a respiração enquanto olha para as laterais. Em resumo, o nado técnico depende de sincronia e aproveitamento de todos os movimentos.

 

Virada

 

Pratique com seu instrutor a virada comum de cambalhota, ela pode ser praticada perto da borda sem sair muito do lugar, para que você se acostume com a distância e o giro. Para cada estilo de nado geralmente é mais usado um tipo de virada, a cambalhota é a mais comum utilizada no estilo crawl.

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