Curiosidades da Natação

Curiosidades da Natação

A natação é um esporte praticado há muitos anos, e ao decorrer do tempo foi evoluindo para os estilos que temos hoje sendo eles: crawl, costas, peito e borboleta. Este esporte começou a ser praticado no Brasil em 1897 no Rio de Janeiro.

 

Curiosidades do esporte:

 

- A natação fazia parte de treinamento de soldados na Grécia e Roma. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado.

 

- A natação é a única atividade física indicada para crianças menores de três anos.

 

- As primeiras provas foram realizadas em Londres em 1837, onde existiam seis piscinas. Várias competições foram organizadas nos anos seguintes, e em 1944 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres vencendo todas as provas.

 

- No Brasil, a primeira competição oficial que se tem registro é a travessia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Ela ocorreu em uma disputa entre Joaquim Antonio Souza, de 19 anos, de Niterói, e um relojoeiro alemão Theodor John, de 50, no ano de 1881.

 

- O Dia da Natação é comemorado em 8 de abril.

 

- Os nadadores levam entre 200 e 400 milésimos de segundo para reagir à ordem de largada.

 

- No estilo livre, o nadador pode escolher qualquer modalidade. Geralmente, aposta pelo nado crawl, por ser o mais ágil.

 

- Benjamin Franklin era um excelente nadador. A paixão pela água fez com que ele inventasse a primeira roupa de mergulho.

 

- Em Estocolmo, 1912, as mulheres participaram das provas da natação pela primeira vez.

 

Texto por: Jéssica Tholl - estagiária de natação na Extreme Academia e acadêmica da 7ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

CONTATO

* Campos obrigatórios

Whatsapp - (17) 99787-6405
(17) 3227 1222 | (17) 3227 1490
aquaticasjp@terra.com.br


Rua Felício Antônio Siqueira, 1900
Jardim Walquíria
São José do Rio Preto

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL